Tradutor

sábado, 4 de janeiro de 2014

Poema

O que é Poema:

O poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, sua apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa.
O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é o principal  componente que distingue o poema.
Geralmente e apresentado em forma de versos ou estrofes com rima ou ritmo. A prosa poética tem o caráter de poesia devido ao efeito emocional provocado pela linguagem.
A palavra "poema"vem do  grego "poein" que significa "fazer, criar, compor". A literatura grega teve grande importância nas composições literárias de várias épocas e culturas.

 Segundo o Aurélio

s.m. Obra literária em verso, geralmente um pouco extensa.
Obra em prosa, com o estilo e as fabulações da poesia.
Poema Sinfônico, peça orquestral bastante longa, com um único movimento e geralmente construída sobre uma história. Muitos poemas sinfônicos seguem a forma do primeiro movimento das sonatas, tal como desenvolvido nas sinfonias, mas com um conteúdo predominantemente emocional e dramático. Muitos compositores que empregaram a forma livre do poema sinfônico introduziram o leitmotiv (repetição de breves frases ou passagens melódicas) para unificar a obra. O poema sinfônico se tornou muito usado em meados do séc. XIX. Franz Liszt e Richard Strauss se destacaram como compositores de poemas sinfônicos.
 
 Segue uma das Poesias mais conhecidas 

Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário